top of page

Biografia

 

Leonardo Rugero Peres (Léo Rugero) nasceu em Santo André, São Paulo, em dezembro de 1971.No entanto, chegou ao Rio de Janeiro com a família em 1974, quando ainda não contava quatro anos de idade.

A música guiou seus passos desde cedo e na infância seus primeiros instrumentos foram o violão e o orgão elétrico.

Sua carreira artística tem sido identificada pela pesquisa musicológica associada à criação, o que se reflete em sua atividade profissional como etnomusicólogo, compositor, arranjador, educador, produtor cinematográfico e multiinstrumentista (violino, viola clássica, acordeon, sanfona de oito baixos, violão, piano, viola caipira e percussão).

Mestre em etnomusicologia pela Escola de Música da UFRJ em 2011, com a dissertação “Com Respeito aos oito baixos – Um Estudo etnomusicológico sobre o estilo nordestino da sanfona de oito baixos”, Léo Rugero é  bacharel em violão clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo se graduado em 2008 na classe do professor Paulo Pedrassoli.

Doutorando em Memória Social pela UNIRIO com pesquisa sobre a música cigana na cidade do Rio de Janeiro.

Dedicou-se à pesquisa pioneira sobre a sanfona de oito baixos no Brasil entre 2007 e 2011. Em 2012, foi contemplado com os prêmios “Centenário de Luiz Gonzaga 2012” e “Produção Critica em Música”, ambos pela FUNARTE, para realização de um filme documentário e um livro sobre a tradição nordestina da sanfona de oito baixos. 

Em 2018, trabalhou como coordenador técnico no projeto de Identificação e Mapeamento dos sanfoneiros de oito baixos do Estado da Paraíba (IPHAN, Balaio Nordeste), vindo a residir em João Pessoa.

Retornando ao Rio de Janeiro, em 2019, foi coordenador técnico do projeto de um songbook dedicado ao repertório do acordeon brasileiro, dentro da série Songbooks Online da FUNARTE.

Escreveu um método de sanfona de oito baixos em afinação transportada, além de outras obras de cunho didático.

Ao longo de sua carreira artística, tem participado como instrumentista e arranjador em produções fonográficas. Como compositor, tem sido responsável por trilhas sonoras originais para teatro, televisão e filmes documentários.

Em seu trabalho como instrumentista, tem se destacado como violinista, amalgamando a tradição do violino cigano e influência jazzistica ao instrumento, atuando em gravações fonográficas, trilhas sonoras, espetáculos teatrais e concertos com renomados artistas da música instrumental brasileira. Também atua como pianista, não apenas como educador, bem como intérprete.

Ao lado da violoncelista Agata Cristie Rodrigues, desenvolve o Duo Andaluz, realizando concertos em diversos espaços.

Através do acordeon e da sanfona de oito baixos  tem sido reconhecido por um público amplo, sobretudo devido ao intenso trabalho de pesquisa musicológica e aprendizado com eminentes mestres das práticas tradicionais que envolvem a sanfona de oito baixos.

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-youtube
bottom of page