top of page

Com Respeito aos Oito Baixos

 

Oficina

 

Desde 2007, Léo Rugero tem se dedicado à pesquisa e divulgação da arte da sanfona de oito baixos.

A proposta da oficina é conduzir o participante a um primeiro contato com este instrumento. Sua origem e uma breve introdução às práticas tradicionais brasileiras em suas principais variantes, com suas diferenças de afinações, técnicas e repertórios.

Além da apresentação com os próprio instrumento, são utilizados como material, exemplos de vídeo e áudio recolhidos por Léo Rugero.

 

 

Apresentação
 

Concerto, que também pode ser adaptado em formato de baile, com repertório fundamentado sobre o fole de oito baixos. 

No repertório, musicas tradicionais compostas originalmente para o instrumento, com destaque ao repertório tradicional de forró nordestino e do calango fluminense.

Em suas apresentações com sanfona de oito baixos, Léo Rugero é acompanhado por um grupo de músicos variável em termos de tamanho e instrumentação, de acordo com a necessidade e a ocasião. No vídeo abaixo, o registro de seu trabalho com a 1a formação do Quinteto Rio Araripe.

 

 

 

 

 

 

No Balanço do Calango

 

Calango, não apenas é o nome de um lagarto. É um gênero musical conhecido por ser uma modalidade de desafio de cantoria, oriundo da zona cafeeira de Minas Gerais. Também é a música que acompanha a cantoria, que tem na sanfona de oito baixos um importante instrumento, onde estão os toques característicos de acompanhamento. Calango também era o baile no terreiro, forró mineiro, debaixo da folha de laranjeira nas noites de luar. E a música instrumental, os lindos ponteios que animavam estas festas, onde tocava-se não somente o ritmo do calango, como o xótis, a mazurca, o lundú, Foi essa minha primeira escola de sanfona, violino e viola, na Serra Fluminense, através de meu convívio e amizade cm João Torquato e posteriormente, Mestre Carmindo.

O projeto "No Balanço do Calango"inclui a produção de um DVD documental, um CD artístico acompanhado de songbook e um show, onde Brasil afora, estaremos novamente embalando a festa no Balanço do Calango!

 

 

São Saruê Malungo

 

 

 

 

 

 

 

 

São Saruê é um reino encantado que habita a literatura oral nordestina. "Malungo"é um termo típico do linguajar do sertão pernambuco, que significa "parceiro". Nesta parceria entre dois multiinstrumentistas, Léo Rugero e Cacau Arcoverde,

nasce o trabalho deste inusitado duo, revisitando o forró instrumental de sanfona com uma perspectiva contemporânea, fundindo elementos da música contemporânea à perene sabedoria sonora do sertão nordestino.

Atualmente, o primeiro disco do grupo, gravado em Arcoverde, Pernambuco, está em fase de masterização para ser lançado em breve!

Enquanto isso,  dê uma conferida em algumas faixas no soundcloud

 

Revisitando os Oito Baixos
 

Projeto que envolve o lançamento de livros de partituras (songbooks) com CDs encartados.

Cada livro trará um tema específico dentro do universo do fole de oito baixos.

O principal objetivo desta série de livros é contribuir para a revalorização e o redescobrimento da prática musical deste instrumento, cumprindo a meta artística e, ao mesmo tempo, educacional.

No momento, Léo Rugero trabalha na confecção do primeiro volume da série, um livro de partituras com 20 músicas de Gerson Argolo Filho. Para quem não conhece a trajetória deste sanfoneiro alagoano, Gerson Filho foi o pioneiro solista  da sanfona de oito baixos nordestina em carreira fonográfica e radiofônica. Em 2015, completaria o ano de seu centenário.

Clique na imagem ao lado saber mais sobre a carreira de Gerson Filho e sua relevância no contexto da prática tradicional do acordeon diatônico em Alagoas e Sergipe.

bottom of page